Oficina da Net Logo

O que é wireless e como funciona?

Aprenda o que é o termo Wireless e como funcionam as redes sem fio. O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos.

Por | @oficinadanet Hardware Pular para comentários

O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos. Deste modo, qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Podemos citar diversos meios de utilização da wireless, como a conexão existente entre a TV e o controle remoto, entre o celular e as torres das operadoras e até o rádio da polícia com as centrais de operação, entre outros exemplo. Confira também como funcionam as topologias de redes.

As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofreqüência, como a comunicação via ondas de rádio, usadas por walkie-talkies, comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros. Veja quais são os meios físicos de transmissão de dados.

Leia também sobre O que é Li-Fi?

Podemos simplificar a definição de Wireless como uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente, a distância pode ser curta, como acontece com o controle remoto da televisão, ou mesmo pode atingir milhões de quilômetros, no caso de transmissão de informações via satélites. Leia em destaque: Sua impressora não funciona? Confira as possíveis soluções para o problema.

Cada vez mais as pessoas estao aderindo as redes sem fio por se tratar de uma tecnologia de fácil instalação e utilização. Uma wireless é composta por um grupo de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Deste modo, na categoria de comunicação, é possível encontrar tecnologias como o Wi-fi, InfraRed, Bluetooth e Wimax.

Como funciona?

O funcionamento de uma rede wireless é bastante simples, é necessário apenas a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas.

Quando nos referimos a aplicações, existem dois grupos: as chamadas aplicações indoor e aplicações outdoor. Assim sendo, se a rede precisa de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é feita por uma aplicação outdoor. Diferentemente é o caso da aplicação indoor, que acontece dentro de um local. Da mesma forma que as redes movidas a cabo, as redes sem fio podem ser de dois tipos: LAN e WAN.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3377/wimax.jpg

As redes sem fio do tipo WAN ou WWAN (Wireless Wide Area Network) tem base principalmente nas redes de telefonia celular. Ela teve seu desenvolvimento, a princípio, próprio para a comunicação de voz, no entanto, agora, é possível também a transferência de dados. 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3377/wireless.jpg


As redes sem fio do tipo LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) diferentemente da rede WAN, baseia-se na comunicação de equipamentos em áreas específicas como salas, escritório, edifícios, etc. O seu principal objetivo é compartilhar recursos computacionais. Esse tipo de rede pode ser usada para ampliar dispositivos portáteis como laptops, notebooks e tablets que podem estabelecer comunicação por propagação de ondas de rádio.

Tipos de padrões de redes Wireless:

Existem 3 padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padrão tem vantagens e desvantagens. Ao escolher um padrão, alcance, estrutura do local, custos, devem ser considerados.

802.11a Opera numa frequência de 5Ghz, o que oferece grande confiabilidade, por ser uma frequência menos utilizada. Fornece uma velocidade mais rápida que o padrão 802.11b (até 54 Mbps), porém com um alcance operacional menor. A partir de 30 metros há redução de velocidade, mas em alcances menores fica entre 22 e 40 Mbps.

802.11b é o tipo de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade gira em torno de 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou menos, o que pode causar perda de sinal e lentidão na conexão. A frequência é de 2.4 Ghz, o que pode ocasionar problemas com telefones sem fio ou fornos de microondas.

802.11g é uma linha de produtos de fabricantes de rede sem fio que combina conceitos da 802.11a e 802.11b, conhecida como tecnologia “G”, apresenta velocidade do 802.11a, mas é totalmente compatível com redes 802.11b existentes. É mais barato que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a frequência de 2.4 Ghz, o que ainda pode ocasionar interferências de outros dispositivos. É uma ponte entre 802.11a e b ao mesmo tempo que fornece uma versão melhorada para uma rede “b”. O alcance é o mesmo que 802.11b, não é compatível com o padrão “a”.

802.11n O IEEE aprovou oficialmente a versão final do padrão para redes sem fio 802.11n em 2009. Vários produtos 802.11n foram lançados no mercado antes de o padrão IEEE 802.11n ser oficialmente lançado, e estes foram projetados com base em um rascunho (draft) deste padrão. Há a possibilidade de equipamentos IEEE 802.11n que chegaram ao mercado antes do lançamento do padrão oficial serem incompatíveis com a sua versão final. Basicamente todos os equipamentos projetados com base no rascunho 2.0 serão compatíveis com a versão final do padrão 802.11n. Além disso, os equipamentos 802.11n possivelmente precisarão de um upgrade de firmware para serem 100% compatíveis com o novo padrão. As principais especificações técnicas do padrão 802.11n incluem: - Taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 300 Mbps. - Método de transmissão: MIMO-OFDM - Faixa de freqüência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

Você não pode deixar de ler nosso artigo sobre os diferentes tipos de Redes Wireless. Acesse: Direfentes tipos de Rede Wireless

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #oquee  #wi-fi  #wireless  #redesdecomputadores
Comentários
Carregar comentários