Pensando nisso, separamos um guia com dicas para descobrir qual o problema que o seu navegador está enfrentando e também algumas soluções para melhorar o desempenho.

Memória cheia

Em primeiro lugar é bom verificar a memória do seu computador. Nenhum navegador terá um bom desempenho se a memória não for suficiente para uma boa execução.  A memória RAM é responsável por armazenar informações temporárias, e no geral, ela possui uma capacidade não muito grande. Assim sendo, na medida em que novos programas são executados, o tamanho da memória também diminui, e isso vale também para os navegadores.

Leia também: O que é Memória ECC e como funciona?

Dessa forma, fique atento ao número de abas que são abertas no seu navegador. A cada nova janela, mais espaço é consumido na memória, e com isso, a lentidão do navegador, em alguns casos é inevitável.

Se este for o seu caso, o melhor a fazer é adquirir uma memória RAM de maior espaço, ou ter cuidado ao abrir várias janelas no navegador.

Disco

O disco rígido de um computador é um componente extremamente importante, já que armazena todos os arquivos da sua máquina. A superlotação do HD também pode ser um causador da lentidão do navegador e também para outros problemas no PC. Então, nada melhor do que manter o disco sempre limpo, ou seja, remover todos os arquivos desnecessários a sua máquina. Após isso, além de um melhor desempenho do navegador, o seu computador também terá um resultado melhor.

Leia também: 

Limpeza do cache

O cache é o local onde o navegador armazena off-line todas as informações dos sites acessados. Com o passar do tempo, o local também fica com o espaço limitado, então, nada melhor que fazer uma limpeza. Para saber mais e realizar esta limpeza, acesse este artigo que vai lhe ensinar a limpar a memória cache de seu navegador.

Extensões e Plug-ins

Os navegadores não servem apenas para acessar páginas HTML, eles também podem permitir o uso de extensões e plug-ins, o que pode deixa-los bastante lentos. Assim, quanto mais extensões e plug-ins no navegador, mais recursos do navegador são consumidos e consequentemente, um acúmulo na memória do computador.

Quando você navega, vários desses plug-ins e extensões estão sendo executados. Então, a melhor forma para resolver o problema da lentidão do browser é mesmo desativar tais plug-ins e extensões, ou mesmo descobrir quais deles estão causando a lentidão.

Eis um plug-in que é dos maiores causadores de lentidão nos navegadores, o módulo de segurança dos bancos. Temos um artigo que mostra como resolver. Clique aqui.

Rede

Não podemos desconsiderar que o problema de lentidão no navegador pode estar sendo ocasionado pela rede. Sendo assim, se este for o caso, nenhuma das dicas acima poderá ajudar você. Somente uma pessoa especializada no assunto saberá fornecer uma melhor orientação.

Se gostou das dicas, não deixe de compartilhar e comentar o que achou. Até a próxima.