Saiba o que pode estar deixando o seu navegador lento

Navegar pela internet é necessário. Porém, nada mais chato do que um navegador lento, não é verdade? Saiba que isso é problema para muitas pessoas, e várias delas nem imaginam o que pode estar causando a lentidão.

Por Internet 5 comentários
Saiba o que pode estar deixando o seu navegador lento

Pensando nisso, separamos um guia com dicas para descobrir qual o problema que o seu navegador está enfrentando e também algumas soluções para melhorar o desempenho.

Memória cheia

Em primeiro lugar é bom verificar a memória do seu computador. Nenhum navegador terá um bom desempenho se a memória não for suficiente para uma boa execução.  A memória RAM é responsável por armazenar informações temporárias, e no geral, ela possui uma capacidade não muito grande. Assim sendo, na medida em que novos programas são executados, o tamanho da memória também diminui, e isso vale também para os navegadores.

Leia também: O que é Memória ECC e como funciona?

Dessa forma, fique atento ao número de abas que são abertas no seu navegador. A cada nova janela, mais espaço é consumido na memória, e com isso, a lentidão do navegador, em alguns casos é inevitável.

Se este for o seu caso, o melhor a fazer é adquirir uma memória RAM de maior espaço, ou ter cuidado ao abrir várias janelas no navegador.

Disco

O disco rígido de um computador é um componente extremamente importante, já que armazena todos os arquivos da sua máquina. A superlotação do HD também pode ser um causador da lentidão do navegador e também para outros problemas no PC. Então, nada melhor do que manter o disco sempre limpo, ou seja, remover todos os arquivos desnecessários a sua máquina. Após isso, além de um melhor desempenho do navegador, o seu computador também terá um resultado melhor.

Leia também: 

Limpeza do cache

O cache é o local onde o navegador armazena off-line todas as informações dos sites acessados. Com o passar do tempo, o local também fica com o espaço limitado, então, nada melhor que fazer uma limpeza. Para saber mais e realizar esta limpeza, acesse este artigo que vai lhe ensinar a limpar a memória cache de seu navegador.

Extensões e Plug-ins

Os navegadores não servem apenas para acessar páginas HTML, eles também podem permitir o uso de extensões e plug-ins, o que pode deixa-los bastante lentos. Assim, quanto mais extensões e plug-ins no navegador, mais recursos do navegador são consumidos e consequentemente, um acúmulo na memória do computador.

Quando você navega, vários desses plug-ins e extensões estão sendo executados. Então, a melhor forma para resolver o problema da lentidão do browser é mesmo desativar tais plug-ins e extensões, ou mesmo descobrir quais deles estão causando a lentidão.

Eis um plug-in que é dos maiores causadores de lentidão nos navegadores, o módulo de segurança dos bancos. Temos um artigo que mostra como resolver. Clique aqui.

Rede

Não podemos desconsiderar que o problema de lentidão no navegador pode estar sendo ocasionado pela rede. Sendo assim, se este for o caso, nenhuma das dicas acima poderá ajudar você. Somente uma pessoa especializada no assunto saberá fornecer uma melhor orientação.

Se gostou das dicas, não deixe de compartilhar e comentar o que achou. Até a próxima.

Compartilhe com seus amigos:
Mais sobre: navegador, cache, limpeza, chrome
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.