Na terça-feira (9), a Apple lançou a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 8. O sistema estará disponível para os iPhones acima do 4S, incluindo os recém lançados iPhone 6, iPhone 6 Plus e Apple Watch, bem como para os iPads e do iPod Touch 5.

O iOS 8 conta com várias novidades, entre elas a Central de notificações, que agora é possível responder, mesmo que a tela esteja bloqueada. O usuário, ao receber um convite do Facebook, por exemplo, poderá responder através da tela mesmo bloqueada.

O teclado do iOS, chamado de Quick Type, está reformulado. O teclado irá se adequar conforme o estilo de cada usuário. Assim, ele fornecerá sugestões de palavras conforme a experiência de cada utilizador. Além disso, para cada aplicativo usado as sugestões de palavras são diferenciadas.

Através do iMessage ficará mais fácil compartilhar informações. Além disso, será possível enviar mensagens de voz e vídeo de forma mais simples, ou seja, com apenas um toque.

Outra novidade do iOS 8 diz respeito a maior compatibilidade entre os outros gadgets da Maçã. Assim, com a ferramenta denominada Handoff, o usuário poderá inicial um e-mail no iPhone e terminar no iPad, por exemplo.

O sistema também possui um novo sistema de pagamentos, a Apple Pay. Com o NFC inserido nos novos iPhones e o Touch ID, os usuários poderão realizar compras sem a necessidade de uso de cartão de crédito ou mesmo outro meio de identificação. A Apple já fechou parceria com mais de 200 mil estabelecimentos nos Estados Unidos. Nos outros países ainda não se sabe se o recurso estará disponível.

O novo sistema operacional estará disponível para download no dia 17 de setembro. Os usuários podem fazer o download através do iTunes ou mesmo por Wi-Fi via OTA.

O iOS 8 será compatível com os iPhones 4S, 5, 5S; iPads de 2ª, 3ª e 4ª geração, iPad Mini e iPad Air, e ainda o iPod Touch de 5ª geração.