Para te ajudar, selecionamos algumas dicas consideradas simples e eficazes, para que você possa proteger melhor seus dados e informações contra pessoas mal-intencionadas. Com isso, você irá garantir a integridade e a privacidade dos seus documentos e tornara difícil a vida de qualquer indivíduo que tentar invadir seu aparelho sem sua permissão.

1. Instale um antivírus

Se você pensa que os smartphones não possuem vírus capazes de infectá-los, está muito enganado. Para você ter uma noção - segundo a McAfee - o número de novas ameaças para os aparelhos celulares cresceram cerca de 50 milhões só nos primeiros nove meses do ano passado e ultrapassaram os 170 milhões em setembro, isso tudo por conta do enorme crescimento do mercado móvel.

Por isso, é altamente recomendado que você instale urgentemente um software de antivírus em seu dispositivo, dessa forma evitara ao máximo que ele seja contaminado por essas horríveis pragas digitais. Existe diversas opções disponíveis no mercado, selecionamos as melhores ferramentas para o Android e até mesmo para o iOS, são elas:

2. Criptografe seus dados

Criptografar todos os seus dados e informações adicionam níveis de segurança muito eficientes capazes de impedir até mesmo os hackers e crackers mais determinados. Se por ventura você possui conteúdos de grande importância em seu aparelho considere utilizar essa dica a partir de agora.

Para habilitar a criptografia nos dispositivos da Apple, basta acessar a seção Ajustes > Touch ID > Código, depois toque em "Ativar Código" - isso no iPhone 5S - já em outros modelos, procure por Ajustes > Código e por fim "Ativar Código". No Android há uma ferramenta separada que pode variar de acordo a versão do sistema, porém na maioria das vezes existe a possibilidade de ser encontrada em "Configurações" e em seguida "Segurança".

Vale a pena lembrar, que ao optar pela criptografia completa de todo o conteúdo do dispositivo, você estará correndo o risco da ação ser irreversível e, caso ocorra algum imprevisto durante a execução da ferramenta, você pode perder os dados. Por isso, pense muito antes de realizar o procedimento, mesmo que ele seja um método bastante eficaz.    

3. Evite ao máximo utilizar Wi-Fi desprotegidas

Muitos não sabem, mas utilizar redes Wi-Fi desprotegidas é como se você estivesse entregando suas informações privadas para os criminosos virtuais. Essas redes são consideradas um enorme risco para quem utiliza e até mesmo para quem as mantém, pois através delas hackers podem ter total controle dos seus arquivos sem que você saiba ou suspeite.

Por isso, leve em consideração contratar algum plano 3G para ter acesso à internet de forma muito mais segura e nunca se esqueça de evitar ao máximo conectar seu celular nesse tipo de rede.

4. Cuidado com o que você acessa

Ao navegar na internet pelo seu celular ou qualquer outro aparelho portátil, observe e desconfie bastante dos links. Na maioria dos casos esses links são uma total armadilha que faz com que os usuários baixem sem querer arquivos contaminados por vírus e algumas vezes essas pragas virtuais acabam destruindo seu smartphone e até mesmo roubando suas informações confidenciais.

Para evitar que isso aconteça com você, não tenha pressa, confirme a fonte do site desejado, pesquise se ela é confiável e desconfie sempre de links com informações de prêmios ou algo semelhante.

5. Sempre faça backup

Além, de servir para garantir a segurança de suas informações e documentos, o backup é uma forma de protegê-los contra eventuais problemas técnicos com o seu aparelho celular e também para te livrar de problemas muito maiores no caso de roubo ou perca do dispositivo portátil.

Diante disso, sempre faça backup frequentemente de seus arquivos para mantê-los seguros. No caso do Android, a Google disponibiliza ao usuário da plataforma a proteção de todos os dados contidos nos aplicativos, senhas Wi-Fi, preferências do celular e muitas outras coisas. Para isso, basta ir em Configurações > Backup e Restauração. Agora se você possui um iPhone, a Apple oferece outras opções de backup através da seção "Armazenamento e Backup", nas configurações do "iCloud".

No entanto, para fazer o backup dos seus arquivos de mídia, como fotos, músicas, vídeos e documentos você terá que utilizar outros aplicativos interessantes que são capazes de realizar todo esse procedimento sem muita dificuldade, são eles:

Gostou? Essas foram algumas dicas que podem te ajudar a proteger ainda mais os seus dados armazenados em seu smartphone. E não se esqueça, se você possui algum método eficiente que não foi citado por nós, por favor, conte-nos aqui nos comentários.