Mark Zuckerberg, juntamente com executivos de outras companhias, em uma campanha para arrecadar fundos para o combate de um tipo de esclerose nos Estados Unidos,  aceitaram levar um banho de água gelada.

Intitulada de "ALS Ice Bucket Challenge" (desafio ALS do balde de gelo, em tradução), a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, uma doença também conhecida como Lou Gehring. O desafio é jogar um balde de água gelada contra a cabeça ou fazer uma doação de US$ 100 à Associação, ou mesmo fazer os dois. As pessoas que participaram da brincadeira podem desafiar outros  a fazer o mesmo em até 24 horas.

Os desafios foram filmados e os vídeos viralizaram na internet. Zuckerberg, que também entrou na brincadeira, desafiou Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, Reed Hastings, CEO do Netflix, e Sheryl Sandberg, executiva do próprio Facebook.

Os CEOs Tim Cook, da Apple Satya Nadella, da Microsoft, e Dick Costolo, do Twitter, também foram filmados levando um banho de água gelada.

Na última quarta-feira (13), a "ALS Association" informou que já arrecadou US$ 5,7 milhões em doações graças a campanha.