Em entrevista nesta terça-feira, 05 de agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo falou que o leilão da faixa de 700Mhz para o serviço móvel 4G deverá ocorrer em meados de setembro. No entanto o Tribunal de Contas da União - TCU solicitou esclarecimentos técnicos para Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, o que segundo o ministro poderá ser respondido em até uma semana; esclarecimentos esses referentes a uma diferença para cima de R$ 100 milhões no valor do leilão 4G.

Para Bernardo, os termos do leilão são bastante favoráveis para a entrada de novos grupos de telecomunicação no Brasil e evitou comentar se já há grupos sem atuação no país entre os interessados.

O ministro Paulo Bernardo também comentou sobre o negócio que envolve a espanhola Telefónica e a francesa Vivendi, proprietária da GVT do Brasil, onde ele esclareceu que a empresa espanhola não poderá ter a GVT no Estado de São Paulo, uma vez que a companhia Telefónica é concessionária de telecomunicações no referido estado, já nas demais regiões de atuação da GVT, o ministro afirmou que não há problema algum.