Nesta segunda-feira (04), o Google está homenageando através do seu Doodle, o filósofo e matemático John Venn, criador dos famosos diagramas que ilustram as operações de conjunto. Hoje, Venn completaria o seu 180° aniversário.

O internauta, na página inicial do Google pode brincar com elementos de diferentes conjuntos, ilustrando operações de interseção entre dois assuntos distintos. O modo de brincar com a homenagem feita a John Venn pelo Google é bastante simples. O usuário precisa apenas acionar o botão de "play" na página inicial. Ao fazer isso, dois círculos irão ilustrar grupos diferentes, em cores distintas. No primeiro é exibido cinco opções de elementos, e um deles deve ser selecionado. Após, no segundo grupo, mais cinco opções serão oferecidas, uma deve ser escolhida.

Após escolher as opções, o Doodle irá unir os assuntos, exibindo uma interseção entre os dois temas.

O Google divulgou detalhes da confecção do Doodle de John Venn. Para acompanhar, basta clicar aqui. 

John Venn

John Venn nasceu no dia 4 de agosto de 1834, na Inglaterra. Aos três anos ele perdeu a mãe. Aos 19 anos Venn foi para a escola, em Cambridge. Lá se formou em matemática, porém se tornou sacerdote anglicano em 1859.


John Venn

Em 1862, John Venn voltou para a Universidade de Cambridge para trabalhar com professor de Ciência Moral. Após seis anos, casou-se com Susanna Carnegie. O casal teve o filho John Archibald Venn.

Em 1883, Venn abandonou o clero. Neste mesmo ano, o matemático foi eleito membro da Sociedade Rel e premiado em Cambridge. No dia 4 de abril de 1923, aos 88 anos, Venn faleceu.