O Doodle do Google desta quarta-feira (18) é inspirado nas favelas do Rio de Janeiro. Vale notar que hoje o Maracanã será palco de mais uma partida da Copa do Mundo,  entre Espanha e Chile.

Na página inicial do buscador é possível ver uma animação colorida, onde o "L" joga bola em meio às casas que formam a palavra Google.

De acordo com Matthew Cruickshank, da equipe de criação de Doodles da companhia, a animação foi pensada durante uma viagem que ele fez ao Rio de Janeiro, alguns meses antes do início da Copa do Mundo.

As favelas do Rio de Janeiro surgiram no final do século XIX, em consequência das transformações socioeconômicas que o Brasil estava passando. O Morro da Providência, localizado atrás da Central do Brasil, é considerada a favela mais antiga do país.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, aproximadamente 22% da população carioca mora em favelas. No total são 763 favelas espalhadas pela cidade.

O jogo entre Espanha e Chile será às 16h no Maracanã. Outras partidas também irão acontecer nesta quarta-feira: Austrália X Holanda, às 13h, no Estádio Beira-Rio e Camarões X Croácia, às 19h, na Arena amazonas.