O Google começará a fabricar os seus próprios carros que dirigem sozinhos, e não mais usar veículos produzidos por outras montadoras. O carro conta com capacidade para duas pessoas, e não terá volante e nem pedais, apenas estará presente no veículo um botão de partida e parada.

O novo projeto do Google foi revelado pelo co-fundador de tecnologia, Sergey Brin,  durante uma conferência na Califórnia. Na ocasião o executivo exibiu imagens do novo veículo. Veja também: Carro do Google sem motorista esta pronto para percorrer as estradas.

"Nós estamos planejando construir cerca de cem protótipos de veículos, e mais tarde neste verão nossos motoristas de segurança começarão a testar as versões iniciais desses carros, que têm controles manuais", disse em um blog Chris Urmson, diretor do projeto responsável pelo desenvolvimento dos veículos. "Se tudo ocorrer bem, nós gostaríamos de implantar um pequeno programa piloto aqui na Califórnia nos próximos dois anos."

A companhia tem como objetivo construir uma frota de aproximadamente 200 carros autônomos em Detroit apara após usá-los como uma base de teste para a tecnologia. "Vamos ver estes veículos nas ruas dentro de um ano", diz Urmson.

Os defensores do projeto dizem que os carros serão ótimas alternativas no futuro para tornar as estradas mais seguras e ainda diminuir o congestionamento e a poluição.

Porém, de acordo com Sven Beiker, diretor-executivo do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Stanford, os carros guiados sem motoristas podem requerer intervenção humana em algum momento extremo e as pessoas podem encontrar dificuldades em tais situações.

"Você não vai poder perder tempo procurando o manual de instruções no porta-luvas que você nunca olhou antes", disse Beiker.

Outros pesquisadores acreditam que os veículos podem ter função contrária ao esperado e assim, piorar o trânsito das cidades à medida que as pessoas decidem percorrer longos trajetos de carro já que não precisarão dirigir.

Veja abaixo um vídeo demonstrativo do carro sem motorista: