De acordo com um comunicado emitido na última sexta-feira (16), pela Apple e Google, as companhias entraram em acordo na disputa por patentes de smartphones.

A briga teve início ainda em 2010, quando a Motorola, que na época não pertencia ao Google, acusou a Apple de ter violado uma de suas patentes sobre telefonia celular. A Maçã não deixou por menos e entrou com uma ação pela mesma razão.

Após o Google ter adquirido a Motorola, em 2011, as disputas judiciais passaram a ser entre a Apple e o gigante das buscas. Porém, tudo se resolveu na última sexta-feira, quando os advogados da Apple da divisão Motorola do Google solicitaram a um tribunal federal de apelações em Washington que o caso fosse encerrado "sem nenhum prejuízo para as partes".

A briga nos tribunais acabou temporariamente,  porém, as duas companhias não estabeleceram uma "licença cruzada", ou seja, nenhum das partes conquistou as patentes da concorrente.

"Apple e Google concordaram em trabalhar conjuntamente em algumas áreas para uma reforma de patentes. O acordo não inclui uma licença cruzada", afirmaram as companhias.

A Motorola acusava a Apple de infringir, entre outras, duas patentes sobre redes de conexão 3G. A Maçã, por sua vez, dizia que a Motorola havia copiado algumas características próprias do iPhone.

Esta não é a primeira, nem será a última vez que notícias sobre violção de patentes vão aparecer aqui no Oficina, se você quer saber mais sobre estes episódios, veja este link.