A tecnologia é algo tão fascinante, não é mesmo? Usamos ela em praticamente tudo o que fazemos, e a cada dia percebemos mais avanços e mais vantagens em seu uso, tornando-se mais necessária a cada nova funcionalidade apresentada.

Toda e qualquer tecnologia que acabe gerindo o fluxo, o armazenamento ou o processamento de informações pode ser considerada uma tecnologia da área de TI, pois, como o próprio nome diz, informações são utilizadas constantemente em seus conceitos, tudo através de tecnologias que as gerenciam e distribuem para o usuário.

TI é mais hardware ou mais software?

Essa pergunta é muito frequente, causando várias dúvidas, mas, o mais importante é lembrarmos, que se um não existe, o outro será inútil, o que adiantaria existir o computador se não existissem os softwares para fazerem ele funcionar? Seria apenas uma máquina que liga e desliga! Se tivéssemos apenas os softwares, onde iríamos aplicá-los? O que colocaria as informações que neles reunimos em prática?

Podemos afirmar que as perguntas acima são a resposta, a Tecnologia da Informação não existiria se não tivéssemos o conjunto de hardware e software, que também não existiriam se não tivessem um ao outro, ou seja, você vai perceber que sempre onde existe um software existe um hardware e os dois juntos vão gerar informações que classificam o seu autor como um profissional na área de TI.

Mas então, o que é TI?

Pomos definir a Tecnologia da Informação como uma área de atuação profissional onde seus praticantes, através de recursos computacionais, podem permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso de informações. Geralmente o uso de softwares é o recurso mais utilizado na solução de problemas e desenvolvimento de atividades na área, onde este será usado para automatizar algum processo que, se feito por mão de obra humana, poderia ser mais demorados.

Um bom exemplo é o uso de softwares na produção de alguma indústria, facilitando a fabricação de certo produto pela automatização e aceleração da produção, pois o trabalho humano é dispensado, cortando também muitos gastos com mão de obra e gerando muitos ganhos com a produção em massa.

Quem são os profissionais da área de TI?

Os profissionais da área da Tecnologia da Informação são os responsáveis pelo desenvolvimento do campo intermediário entre a informação e o usuário, tendo como objetivo fornecer as informações necessárias da melhor maneira possível para as máquinas que consequentemente fornecem resultados.

Um bom exemplo de profissional de TI são os desenvolvedores de software, que criam o cenário de interação da pessoa que está usando seus programas e o processamento de dados no interior do hardware, fornecendo informações de quais serão os passos lógicos que a máquina deverá realizar para apresentá-los de uma forma onde quem os veja na tela de vídeo consiga entendê-los.

E se eu quiser iniciar uma carreira em TI?

Se você quiser se tornar um profissional da área de Tecnologia da Informação, você pode começar aprendendo Quais as áreas de atuação em informática / Tecnologia?

Se você sentiu algum fascínio pelas áreas apresentadas e quer se tornar um profissional de TI, o Oficina da Net disponibiliza para você 5 dicas para iniciar a carreira em TI. Já se você gostou das dicas e quer montar um currículo para mandar para empresas da área, você pode aprender Como montar um currículo em TI.

Montou seu currículo, que tal dar uma checada em algumas empresas que gostariam de recebê-lo? É só procurar a empresa que melhor se encaixar no seu perfil na nossa Lista de empresas de TI.

Acha que trabalhar com TI são só flores? Como em qualquer emprego você poderá passar por dificuldades e enfrentar alguns problemas, por isso apresentamos para você 10 razões para parar de trabalhar com TI.