A Samsung terá que desembolsar US$ 119, 6 milhões a Apple após perder mais uma batalha judicial. A indenização é referente a violação de patentes de smartphones. A Maçã, inicialmente, teria pedido um valor maior, ou seja, mais de 2 bilhões de dólares.

A decisão foi do tribunal de San José. No mesmo veredito, a Justiça também impôs a Apple o pagamento de 158,4 mil dólares para a Samsung por ter infringido uma patente de software.

A briga judicial entre as duas gigantes do mundo tecnológico não é de hoje, em 2012, por exemplo, a Samsung foi condenada a pagar 1 bilhão de dólares na maior disputa por patentes da história. A briga entre as duas companhias iniciou em 2011, após a fabricante do iPhone acusar a Samsung de copiar o design do seu iPhone e também iPad.

Na última ação, que foi julgada na sexta-feira, a Maçã acusava a sul-coreana de ter copiado cinco das características do seu iPhone. O júri considerou que duas delas foram violadas. O júri considerou a Samsung culpada por infringir duas patentes da Apple em sua linha de smartphones.

De acordo com informações do "The Wall Street Journal", ao longo do julgamento, a Apple alegou que a Samsung copiou deliberadamente itens do software do iPhone. 

No entanto, Brian Love, professor da Universidade de Santa Clara, defende que a Apple não possui motivos para comemorar o resultado da decisão: "Apesar de seguir os padrões jurídicos, é difícil ver isto como uma vitória da Apple. Este valor é menos de 10% do que pedia a Apple e, seguramente, não excede muito seus gastos jurídicos com o caso", disse.

Uma porta-voz da Apple disse que a decisão reforça a ideia de que a Samsung "roubou deliberadamente nossas ideias e copiou nossos produtos". Segundo ela, a companhia "vai lutar para defender o trabalho duro que resultou em produtos populares como o iPhone". A Samsung, por sua vez, disse que "é inapropriado comentar o caso enquanto o júri ainda está deliberando".