O Facebook costuma ser usado para relatar fatos, postar fotos, compartilhar mensagens, trocar ideias, entre outras funções. No entanto, nem todas agradam os usuários. Sempre há algum amigo da rede social que não se enquadra no seu perfil de postagens, não é verdade? Pois bem, remover ou não a pessoa em questão?

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Denver, no Colorado (EUA), as principais pessoas que costumam ser excluídas do Facebook são os colegas do ensino médio, colegas de trabalho, amigos dos amigos e também os amigos com interesse em comum.

"A forma mais comum de excluir um ex-colega do ensino médio é porque geralmente elas postam comentários sobre assuntos polêmicos, como religião ou política", diz o autor, Christopher Sibona, do programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Universidade de Denver.

"Outro grande motivo para exclusão de amigos é quando estes publicam coisas pouco interessantes", continua ele.

"Vimos que as pessoas muitas vezes excluem colegas de trabalho devido a suas ações no mundo real e não pelo que eles postam no Facebook", explica Sibona.

E qual a reação dos excluídos?

O estudo também avaliou a reação das pessoas excluídas do Facebook. Conforme a pesquisa, as reações mais comuns são: "fiquei surpreso", "isso me incomodou", "ri" e "fiquei triste".

Sibona explica que a reação está ligada ao grau de amizade que o indivíduo tem com o amigo que o excluiu.  "Você pode ficar triste ou preocupado se o seu melhor amigo te excluir".

"O custo de manter amizades é muito baixo, por isso, se alguém faz um esforço consciente para apertar um botão para se livrar de mim, isso pode machucar", avalia o pesquisador.

A pesquisa revelou ainda que a exclusão de amigos costuma acontecer com mais frequência entre os amigos que em algum momento da vida foram mais próximos do que aqueles que apenas são conhecidos.