Recentemente veio à tona, através de vários veículos de comunicação, casos de homens que se aproveitavam de mulheres no metrô de São Paulo. As imagens, no geral, eram publicadas em redes sociais. Então, mesmo que você não possui uma conta no Facebook pode sim denunciar algo que achar inapropriado.

É possível denunciar conteúdo inadequados de diferentes formas no Facebook. Uma delas é a mais anônima possível. Veja como:

1º passo - Acesse a página oficial do Facebook e no canto inferior direito selecione a opção "Ajuda";

2º passo - Na página que irá abrir clique onde diz "Denunciar algo", que está localizado no canto esquerdo da tela;

3º passo - Logo em seguida, clique em "Não possui uma conta?", também no canto esquerdo da tela;

4º passo - Agora, na página que irá surgir, clique em "Como faço para denunciar assédio ou abuso no Facebook se não tenho uma conta?". No local, selecione "preencha este formulário";

5º passo - Nas opções que irão aparecer, marque "Outro abuso ou assédio";

6º passo - Agora o Facebook solicitará o preenchimento de um formulário. Nele é necessário colocar o e-mail, link da página abusiva, data de exibição, entre outros dados. Após preencher, clique em "Enviar".

Você também pode denunciar uma conta falsa. Nesse caso é necessário seguir os passos listados até o número 4, porém é necessário clicar na opção "Como faço para denunciar uma conta falsa que está fazendo passar por mim se eu não tenho uma conta no Facebook". Clique também em "preencher formulário" e em seguida marque a opção "alguém criou uma conta fingindo ser eu ou um amigo". 

A outra, mais tradicional e igualmente anônima, é a mais utilizada. Acompanhe:

Primeiro você deve ir até o perfil da pessoa que deseja bloquear e denunciar, isso vale para amigos e desconhecidos. Chegando lá, procure "dentro" da imagem de capa deste perfil a engrenagem de configurações.

Clique na seta e encontre a opção "denunciar/bloquear".

Então uma nova janela se abre e pede que você marque algumas alternativas pré-definidas de denuncia e bloqueio.

Pronto. Você denunciou um perfil supostamente fake ou que mantém conteúdos inadequados no Facebook. Lembrando que você não sair denunciando todo mundo, use este recurso apenas para situações em que seu uso é justificado.

O Facebook já está aí, na atividade, há bastante tempo, muitos já apostam que a rede social não deve durar por muito mais tempo. Recentemente uma pesquisa de doutorandos norte-americanos afirmou que o Facebook perderá 80% de seu tráfego até 2017. Mark entrou na provocação e fez piada com a tese dos doutorados. Você vê conteúdo inadequado constantemente no Facebook?