De acordo com o resultado de um estudo publicado na última quarta-feira (12), o Facebook vai além de uma rede social, ele também é uma ferramenta capaz de contagiar as emoções. O estudo foi realizado por pesquisadores das Universidades de Yale e de San Diego, nos Estados Unidos.

O artigo, que foi realizado em parceria com os funcionários do próprio Facebook, foi publicado na revista científica "Plos One". Para o estudo foram analisadas milhões de mensagens de usuários da rede social, que foram relacionados com dados meteorológicos de cada cidade.

Assim, nos dias chuvosos, constatou-se  que o número de publicações positivas na rede social de Mark Zuckerberg costuma cair 1,19%, e as mensagens negativistas aumentam 1,16%.

"Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa", constataram os autores do estudo intitulado "Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks" (detectando contágio emocional em redes sociais de massa, em tradução).

O estudo observou que as mensagens postadas no Facebook tinham um valor importante entre os usuários, sendo que "por cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais", mesmo que no ligar onde esse usuário está faz tempo bom.

A análise dos dados também revelou que as mensagens positivas costumam ter um melhor impacto que as negativas no Facebook e ainda são altamente contagiosas, principalmente nos períodos de férias, finais de semana, Natal e Ação de Graça.

Com informações do G1.