Uma falha de segurança descoberta pela Apple está deixando muitos usuários preocupados. Os motivos: o tempo em que a brecha se manteve intacta e ainda os riscos oferecidos por ela.

O problema foi detectado na certificação de protocolos SSL, ou seja, a criptografia dos navegadores que são responsáveis por proteger a navegação em sites de bancos e também e-mails. O erro deixa o sistema totalmente vulnerável, já que, na plataforma Secure Transport da Apple o código não é checado pelo aparelho e assim, ataques seriam dificilmente detectados.

De acordo com o The Verge, os alvos são os aparelhos com iOS 6 e Mac OS X 10.9 ou inferior. Até então, apenas o sistema operacional móvel recebeu uma atualização de emergência para corrigir a falha.

De acordo com as informações, a brecha já existe há 18 meses, porém, não havia sido detectada pela Maçã, do mesmo modo, não foi corrigida.

No entanto, o que deixar a falha um pouco menos invasiva e perigosa é fato de que ela só pode ser explorada a uma distancia curta do aparelho a ser invadido.

De acordo com a Reuters, a Apple prometeu solucionar o problema em breve. Mesmo assim, vale algumas dicas para escapar do problema: Os donos iPhones e iPads devem atualizar o iOS 7 para a versão 7.0.6 o quanto antes. No caso do iOS 6, o update para o 6.1.6 deve resolver a brecha. Já usuários de Macs com o OS X 10.9 devem, por enquanto, evitar redes Wi-Fi públicas ou que não sejam confiáveis.

Fonte: The Verge e Agência Reuters