Com a necessidade de cada vez mais ter acesso a informações verdadeiras e importantes, cientistas estão trabalhando em um detector de mentiras para o Twitter.

O projeto está sendo desenvolvido por várias instituições europeias, tendo como mentora a University of Sheffield.  O sistema, que foi apelidado de detector de mentiras, classifica os rumores postados nas redes sociais em quatro tipos: especulação (possibilidades, como "a taxa de juros vai subir"), controvérsia (disputa de opinião, como "a vacina da tríplice viral pode causar autismo"), informação incorreta (disseminação sem intenção) e desinformação (espalhar inverdades com objetivos prejudiciais).

O nome oficial do projeto é Pheme, em alusão à deusa grega Fama, que tinha o poder de captar todas as conversas do mundo em seu palácio e através de suas várias bocas para divulgava tudo o que acontecia, usando asas para conferir a veracidade das informações que chegavam.

O funcionamento do sistema é complexo, ou seja, há cada novo fato que surge nas redes sociais, a plataforma vasculha a informação para saber a fonte, como jornalistas, especialistas, portais, ou mesmo bots reprodutores de tweets. Do mesmo modo o sistema procura saber se a informações não foi espalhada somente para reproduzir um rumor.

Para finalizar e classificar a informação, ele procura as fontes que negam ou confirmam o caso em questão.