Sim, meus amigos, hoje é dia de festa; o Orkut completa 10 anos de existência com público suficientemente ativo. Para muitos a rede social já morreu, foi abandonada para usar o Facebook e Twitter como mídia social preferida. No entanto os número mostram recentemente que a "velha guarda" segue firme, pelo menos no Brasil.

Com o crescimento deliberado do Facebook, ficou difícil para todas as outras redes sociais e fórum se manter bem ou com muitos usuários ativos. Numa pesquisa divulgada este ano pela Serasa Experian, em comparação a dezembro de 2012, a rede social de Mark Zuckerberg teve alta de 4,56 pontos percentuais e, por isso, segue em primeiro lugar no ranking seguido do Youtube e Twitter, respectivamente. O Orkut ocupa a sétima posição, bem abaixo do que já esteve um dia.


Serasa Experian

História

Filiada ao Google, o orkut foi lançado em 24 de janeiro de 2004 mas chegou ao Brasil apenas em abril daquele mesmo ano, a ideia era quase nova, promover a amizade entre os usuários além de encontrar amigos distantes e, porque não, conseguir um relacionamento. Quem criou toda esta "família" foi o engenheiro turco, Orkut Buyukkokten, funcionário do Google.

No Brasil, o Orkut chegou a ter 30 milhões de usuários ativos; até 2008, podia-se ver inúmeros aplicativos e jogos que faziam a diversão dos milhões de usuários, como BuddyPoke e Colheita Feliz. Foi também com estes aplicativos e mensagens animadas que a grande maioria de seus usuários passou a migrar-se para o Facebook.

Dizem as más línguas que o povo brasileiro é responsável pela decadência do orkut.

Mais tarde a companhia norte-americana "largou" o orkut de lado e passou a investir suas fichas na própria rede social, o Google Plus; este fato aconteceu em 2011. Entretanto, mesmo no ano passado, o orkut tinha mais acessos que o irmão mais novo, pelo menos no Brasil.

Você ainda pode fazer uma conta no orkut, se for de sua preferência, todavia o Google já tenta uma investida para que você "evoluir" e usar o Google +. Você ainda usa o orkut? Sente saudades?

Contraponto esta notícia, você pode gostar desta: Facebook deve perder 80% de seus usuários até 2017.