A revolução da computação pessoal começou a exatos 30 anos, quando dois universitários criaram o primeiro computador pessoal acessível, batisado de Macintosh. O nome do aparelho deriva de McIntosh, um tipo de maça. Este computador foi o primeiro pc a popularizar a interface gráfica, o que na época era um desenvolvimento revolucionário.

Os primeiros modelos foram criados com microprocessadores da família 68000 da Motorola. Depois de novas arquiteturas surgirem, os macs passaram a usar processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, processadores da Intel foram adotados para gerenciar toda a máquina.

A ideia de controlar o aparelho por cliques com um mouse, foi sensacional para a época. Tornou a computação algo tão confortável quanto hoje são as telas sensíveis a toque para os aparelhos de celular e tablets.

Milhares de Apple Fans são esperados para uma festa de aniversário nesse fim de semana, em um centro de artes no Vale do Silício, próximo a sede da empresa, em Cupertino.

Comercial marcante na história da publicidade:

Em 1984 a Apple anunciava o lançamento do Macintosh, com a propaganda que ficaria marcada para o resto da vida em todo o cenário publicitário mundial. Foi veiculada somente uma vez na televisão, no intervalo do Super Bowl XVIII, em 22 de janeiro de 1984. Veja abaixo o vídeo:

Veja uma galeria de fotos dos modelos de Mac já produzidos:

[galeria]67[/galeria]

E você já teve algum MAC? Comente abaixo.