O projeto tem uma excelente causa: medir e analisar - pelas lágrimas - os níveis de glicose e ainda alertar o usuário caso tenha alguma alteração. Pelo menos esta é a vontade e a intenção do Google com o projeto criado por Brian Otis e Babak Parviz.

"Você provavelmente já ouviu que o diabetes é uma enorme crescente que afeta uma em cada 19 pessoas no mundo. Mas você pode não estar familiarizado com a luta diária de muitas pessoas que enfrentam o diabetes e tentam manter os níveis de açúcar sob cotrole. A alteração descontrolada do açúcar no sangue causa diversas complicações perigosas, algumas a curto prazo e outras a longo prazo, incluindo danos nos olhos, rins e coração.", introduz a empresa em seu blog oficial.

Sendo assim, o Google testa uma lente de contato inteligente construída para medir os níveis de glicose nas lágrimas do usuário. Como? Com um minúsculo chip sem fio e um sensor de glicose que estão afixados na lente de contato. Os protótipos testados pela empresa são capazes de medir os níveis de glicose uma vez por segundo. O protótipo é capaz de enviar alertas sobre qualquer alteração de níveis de glicose através de pequenos LEDs.

O Google reconhece que é um trabalho inicial e muito há para se fazer antes que um possível produto final seja lançado. No entanto, é desejo de todos que um dia pessoas que vivem com diabetes possam ter uma maneira fácil de monitorar as alterações de níveis em sua glicose.

Gostou da ideia? Deixe seu comentário. 

Via: Google