A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse na quinta-feira (19) que irá realizar uma nova licitação de satélites de telecomunicações. Eles serão destinados para operar o espaço de telefonia e banda larga e assim, poderão atender todas as demandas que surgirão com a Copa do Mundo de 2014.

A Anatel irá fazer o leilão de quatro direitos de exploração de satélites geoestacionários, ou seja, que orbitam sob um mesmo ponto da Terra, por 15 anos, podendo ser prorrogados por mais 15.

O leilão ainda não tem uma data para acontecer, já que precisa ainda de preço mínimo para serem cobrados os lotes. O Tribunal de Contas da União possui 30 dias para definir os valores.

O último leilão de satélites ocorreu em 2011 e o prelo mínimo por cada posição foi de R$ 3,9 milhões, porém, com a grande disputa, o valor arrecadado foi de R$ 250 milhões.

"A realização desta licitação se deveu à necessidade de aumentar em um futuro próximo o provimento de capacidade satelital sobre o território brasileiro e de, simultaneamente, assegurar a ocupação de posições orbitais e faixas de frequências em coordenação e em processo de notificação em nome do Brasil junto à União Internacional de Telecomunicação (UIT)", escreveu em seu parecer o conselheiro Marcelo Bechara.

A licitação deverá ser semelhante aos modelos adotados nas edições anteriores. Os ganhadores poderão escolher uma entre 16 posições orbitais, nas bandas C, Ku e Ka.