Cada vez é mais comum nos deparamos com pessoas que não desgrudam do seu smartphone por nada no mundo, não é verdade? Se formos um pouquinho mais atentos percebemos que elas estão sempre olhando para o aparelho, como se estivessem aguardando uma chamada ou mensagem muito importante.

Pois bem, de acordo com uma pesquisa feita recentemente pela Kent University, nos Estados Unidos, o modo em que as pessoas lidam com os seus smartphones está relacionado com a felicidade.

Os pesquisadores descobriram que os smartphones aumentam a ansiedade dos usuários, já que eles se sentem obrigados a manter um contato através do meio virtual. Por isso que as pessoas que conseguem ignorar os avisos de mensagens ou mesmo algumas chamadas possuem um "nível de satisfação" maior.

"Não há um 'tempo para mim' ou momentos de solidão na vida de alguns estudantes e eu acho que a saúde mental requer um período sozinho para refletir, olhar para si mesmo, processar os eventos da vida e recuperar-se do estresses do dia", conclui Andrew Lepp, um dos cientistas envolvidos no experimento.

Os pesquisadores usaram métodos clínicos de diagnóstico de ansiedade para avaliar os participantes. Ao total, foram entrevistados mais de 500 estudantes de 18 a 22 anos que possuem celulares.

Entre os voluntários, alguns assumem que o envio de mensagens da manhã à noite pode ser bastante estressante. Porém, a grande maioria disse que sente "como se houvesse uma obrigação" em verificar com frequência as notificações, criando assim um elo entre o aparelho e a pessoas.