A venda de smartphone no mundo não para de aumentar, e no Brasil não poderia ser diferente. De acordo com um levantando feito pela IDC, revelou que 10,4 milhões de aparelhos foram comercializados entre os meses de julho e setembro de 2013, resultando em um aumento de 10% se comparado ao trimestre anterior.

O número já é considerado um recorde de vendas, porém, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento nas vendas foi de 147%.

Os chamados feature phones, os aparelho convencionais, não estão muito em alta. As vendas de celulares comuns estão em declínio, o que mostra que o consumidor está em busca cada vez mais de aparelho mais completos.

Conforme a IDC, entre os motivos para o grande aumento no número de venda de smartphone é a queda nos preços, bem como a grande disponibilidade de modelos de disponíveis.

Para Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, vários fatores favorecem a venda de smartphones. "Além da redução no valor do ticket médio para os dispositivos, os grandes fabricantes que atuam no Brasil já voltam quase todo seu portfólio para este tipo de aparelho", analisa.

"A IDC acredita que existem dois movimentos de transição simultâneos no mercado. Quem tem um celular básico está migrando para um smartphone de entrada e quem já tem um dispositivo com dados, está comprando um smartphone mais robusto, mais premium", explica.

Entre os aparelhos comercializados, 90% contam com o sistema operacional Android.