Certamente você já sofreu bullying ou presenciou alguém sofrer, não é mesmo? O bullying, como todos sabem, é a ato de agredir psicologicamente outra pessoa, através de apelidos pejorativos e outros constrangimentos, ou ainda, em alguns casos, agressões físicas por parte do praticante. Esta prática, não muito conhecida há alguns anos, está bem popular hoje, principalmente entre adolescentes e até mesmo crianças, tanto no ambiente escolar quanto social.

O cyberbullying, por sua vez, possui a mesma nascente do anterior, só que ao invés dos insultos e agressões serem cometidos pessoalmente, este é realizado de forma ‘virtual’, através de redes sociais, blogs e fotoblogs, e-mails, mensageiros instantâneos, entre outros, com uma velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual. Sua prática, portanto, vem preocupando especialistas, pais e educadores de todo o mundo, pois devido a velocidade com que a internet está crescendo e se disseminando, a usabilidade destas ferramentas e meios de comunicação modernos passaram a causar um efeito multiplicador no sofrimento das vítimas.

Veja este exemplo:  Recentemente um homem foi condenado a pagar R$ 15 mil por chamar uma mulher de gorda no Twitter.

Estes insultos e agressões psicológicas, transmitidas no ambiente virtual, são postados na internet através de comunidades em praticamente todas as redes sociais, muitas vezes criadas especificamente para este fim, onde os usuários criam os insultos em forma de calúnias, ofensas, perseguições, rumores, boatos maldosos e imagens forjadas sobre a vítima. Outra maneira utilizada é através de e-mails e mensagens instantâneas que são enviadas por pessoas de forma anônima, onde disseminam-se intrigas e fofocas.

Cyberbullying em nove formas mais comuns

    O cyberbullying pode assumir muitas formas. No entanto, existem nove formas que são as mais comuns:

  1.     Injúria: enviar repetidamente e-mail, scrap ou mensagem para uma pessoa dizendo que ela é "imbecil, asquerosa, nojenta".
  2.     Difamação: enviar repetidamente e-mail, scrap ou mensagem para várias pessoas dizendo que "fulano é burro porque foi mal na prova".
  3.     Ofensa: enviar mensagens eletrônicas repetidamente com linguagem vulgar.
  4.     Falsa identidade: fazer-se passar por outra pessoa para obter vantagem ou por ato ilícito.
  5.     Calúnia: publicar uma mensagem na comunidade virtual da escola dizendo "fulano roubou minha carteira".
  6.     Ameaça: enviar repetidamente mensagens que incluem ameaças de danos físicos, fazendo a vítima temer por sua segurança.
  7.     Racismo: preconceito ou discriminação em relação a indivíduos considerados de outra raça.
  8.     Constrangimento ilegal: perseguição; pudor que sente quem foi desrespeitado ou exposto a algo indesejável.
  9.     Incitação ao suicídio: instigar, impelir, suscitar alguém a dar a morte a si mesmo.

Há casos, também, em que fotografias são tiradas, com ou sem o consentimento das vítimas, e são alteradas através de montagens constrangedoras, incluindo ofensas, piadinhas, comentários sexistas ou racistas. Essas imagens são divulgadas em sites, colocadas em newsgroups, em redes de serviços, ou até divulgadas através de materiais impressos espalhados nos corredores e banheiros, sem o conhecimento das vítimas. Quando estas descobrem, seu nome e imagens já estão em rede mundial, sendo muito difícil sair ileso desta situação.

No que se refere a defesa da vítima de cyberbullying, há hoje, em diversas capitais, delegacias de polícia especializadas no combate a crimes de informática. Em Belo Horizente, por exemplo, pode ser procurado a DERCIFE (Av. Presidente Antônio Carlos, 901, São Cristóvão, Belo Horizonte/MG, E-mail:[email protected]). O Ministério Público de Minas Gerais também possui uma coordenadoria especializada em crimes de informática. Porém, em determinados casos, dependendo das agressões vivenciadas, é importante também que a vítima receba tratamento médico especializado.

Características do cyberbullying

    O cyberbullying tem algumas características bastante peculiares que são diferentes do bullying tradicional:
    Anonimato: O agressor é muitas vezes anônimo. A vítima fica se perguntando quem é o cyberbully, o que pode causar um grande estresse.
    Acessibilidade: Há geralmente um período padrão de tempo durante o qual os agressores têm acesso a suas vítimas. Os cyberbullies podem causar sofrimento a qualquer hora do dia ou da noite.
    Medos de punição: Muitas vezes as vítimas do cyberbullying não denunciam por medo de represálias de seus agressores e medo de que seus privilégios relativos ao computador ou telefone lhes sejam tirados. Geralmente as respostas dos adultos para cyberbullying são tirar o celular e o computador de uma vítima, que em seu entendimento pode ser visto como punição.
    Espectadores: O fenômeno de ser um espectador no mundo cibernético é diferente na medida em que se pode receber e transmitir e-mails, páginas da Web, imagens etc. O número de espectadores no mundo cibernético pode chegar a milhões.
    Desinibição: O anonimato proporcionado pela internet pode levar os jovens a ter comportamentos que não podem realizar face a face. Ironicamente, é o seu próprio anonimato que permite a alguns indivíduos intimidar outros.

(Fonte)

Sabe-se que ferramentas tecnológicas mais sofisticadas começaram a ser utilizadas recentemente pelos responsáveis de cometer o cyberbullying. Fato este que está adentrando de forma lenta na opinião pública, devido a deficiência de informações abordadas pela mídia, o que faz com que muitas pessoas, alvos desta prática, nem tomem conhecimento da utilização de seu nome, informações ou imagens; e quando esta acaba por descobrir, muitas vezes já é tarde demais. Porém, espera-se que este seja um assunto mais abrangido entre a geração jovem que está se formando hoje, onde a informação e o esclarecimento dos resultados e danos que o cyberbullying podem causar às pessoas, são de extrema importância.

Você pode participar do Fórum sobre o assunto clicando AQUIVocê já sofreu algum tipo de constrangimento na internet? Você julga que foi vítima de Cyberbullyng? E qual é a sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário.