Quem nunca viu esta expressão estampada em uma tela com fundo roxo no Google Chrome? Mas, quem é Jim? Muitas vezes você já não se perguntou que significado, que relação esta expressão tem com um simples erro de página? Pois bem, vejamos de onde origina esta frase e como ela foi parar nas configurações do Google Chrome.

Esta expressão teve origem com o personagem Leonard H. "Magro" McCoy, da série Star Trek, quando declara algo ou alguém falecido com a linha: "Ele está morto, Jim", ou algo similar. A frase, então, ficou conhecida como um bordão do personagem, interpretada por DeForest Kelley, e entrou na cultura popular como uma metáfora geral, com usos tão diversos como descrições de um circuito eletrônico sem resposta ou como uma citação ilustrativa a respeito de como saber se um oponente foi destruído em um jogo. Jim, neste caso, refere-se a um dos personagens da série, parceiro de McCoy.

O Google, por sua vez, utiliza esta fala no Google Chrome como uma mensagem de erro quando o sistema operacional do usuário encerra o processo da guia devido a falta de memória. Os computadores dependem de memória para executar programas. A baixa disponibilidade de memória pode fazer com que os programas sejam executados lentamente ou parem de funcionar por completo. Caso o processo for encerrado pelo gerenciador de tarefas do Google Chrome, ou com uma ferramenta de linha de comando, esta mensagem também irá retornar. A solução, se a página não tenha sido encerrada intencionalmente, é atualizá-la para que a mesma recarregue e você possa prosseguir com o uso.

Esta expressão se refere, em geral, a algo ou ação de que não se obteve resposta, retornando um erro. A escolha do Google em relação ao uso da frase para este fim tem ligação somente a esta popularização da mesma, isto fez com a página de erro não se tornassem tão chata, trazendo certa descontração. Portanto, quando isto acontecer novamente, você já sabe os motivos e também quem é o Jim.