O homenageado da vez do Google, através de seu Doodle, é o psiquiatra suíço Hermann Rorschach, que nesta sexta-feira (08) estaria comemorando 129 anos. O Doutor ficou conhecido pelo seu trabalho sobre o significado psicológico através de interpretações de manchas de tinta.

O Google, através do seu Doodle, convida o usuário identificar o que vê nos borrões de tinta na tela e ainda compartilhar nas redes sociais Facebook, Twitter e, e também no Google+, com link encurtado do Google.

O psiquiatra desenvolveu uma técnica sobre o assunto que leva o seu nome, o teste Rorschach.

O médico iniciou seus estudos e pesquisas com manchas de tinta no ano de 1911. O seu objetivo era obter um método de investigação da personalidade. Em 1914, Rorschach faz especialização em psiquiatria na Universidade de Zurique.

Rorschach fundou a Sociedade de Psicanálise de Zurique, e trabalhou como médico psiquiatra em vários hospitais.

Em 1918 o médico cria 15 pranchas, algumas em preto, outras e, preto e vermelho, e ainda outras coloridas. Com isso, passou a experimentá-las em seus pacientes do Hospital de Herisau, bem como em enfermeiras, estudantes de Medicina, em crianças, e em outras pessoas. Em 1921, o médico publicou os resultados dos seus estudos em um o livro intitulado de Psicodiagnóstico.

Hermann Roschach faleceu no dia 01 de abril de 1922, vítima de peritonite aguda, causada por uma apendicite, aos 37 anos. Após dez anos da sua morte, o livro Psicodiagnóstico começou a ser reconhecido na Europa e Estados Unidos.