Nesta terça-feira (5) a FIFA anunciou o sorteio de 889,305 mil ingressos para a primeira fase de entradas para a Copa do Mundo de 2014. A Entidade havia recebido mais de 6,2 milhões de solicitações.

"De todos os ingressos que foram colocados à venda, segundo o que determina a Lei Geral da Copa, a FIFA ofereceu um total de 342.740 da categoria 4 aos torcedores residentes no país anfitrião, com prioridade para estudantes, pessoas com mais de 60 anos e beneficiários do programa federal de assistência social" (Bolsa Família), explica a FIFA em um comunicado.

Em virtude do grande número de solicitantes, a venda de ingressos precisou ser sorteada. Do total de ingressos disponibilizados, 71,5% são destinados a brasileiros. Até domingo os torcedores receberão uma notificação se foram sorteados ou não.

"Este é o maior número de ingressos distribuídos durante o primeiro período de vendas. Para o Mundial de 2006, dos oito milhões de pedidos, 652.521 receberam as entradas e, em 2010, de 1,8 milhão de solicitações, foram concedidas 381.559. Os solicitantes podiam requisitar no máximo quatro ingressos por unidade familiar, para um máximo de sete partidas", destaca a FIFA no comunicado.

Os inscritos que foram sorteados terão o valor descontado automaticamente do cartão de crédito. Caso o pagamento não ocorra, a venda é cancelada.

A FIFA informou que esta é a maior venda pré-Copa do Mundo da história da competição. Para se ter uma ideia, em 2006 a Alemanha vendeu 652 mil dos 8 milhões de ingressos que foram solicitados anteriormente. Em 2010, na África do Sul, foram 381 mil dos 1,8 milhões.

A Entidade afirmou que os jogos mais procurados são os da abertura em São Paulo, bem como da final no Maracanã, além, claro, dos jogos da seleção brasileira.

Vale notar que quem não conseguiu ingressos nestas duas fases, em dezembro será disponibilizada a venda das últimas entradas para as partidas em questão.

"O sorteio aconteceu sem contratempos. Claro que gostaríamos de ter dado uma alegria a mais torcedores neste momento, mas teremos mais períodos de venda. O próximo começará em menos de uma semana. Com o sorteio eletrônico, podemos garantir que todo o procedimento é justo e que todos os solicitantes têm as mesmas oportunidades, ao que damos uma grande importância", afirmou Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.

O próximo período de vendas começará através do site da entidade, entre o dia 11 e 29 de novembro. Um total de 228.959 ingressos estará à disposição e será distribuído por ordem de solicitação.

Por fim, a FIFA ainda destacou que "O único site autorizado para vender ingressos para a Copa do Mundo de 2014 é o FIFA.com".