O Facebook está testando um novo recurso capaz de rastrear a presenças de usuários dentro da rede social. Através da tecnologia será possível, inclusive, coletar informações sobre os movimentos do mouse durante a navegação, informou o jornal Wall Street Journal.

Conforme a reportagem, o novo recurso permite detectar quanto tempo o mouse fica em um determinado ponto do site, ou mesmo se o feed de notícias está visível na tela.

Conforme o diretor de análises do Facebook, Ken Rudin, ao WSJ, as informações que são coletadas podem ajudar no desenvolvimento de produtos e também aumentar a efetividade dos anúncios da rede social. Rudin disse ainda que somente daqui alguns meses será possível incorporar as informações obtidas à sua base de análises.

O jornal lembra também que a rede social de Mark Zuckerberg não é a primeira a usar tal tecnologia. O banco de imagens digitais Shutterstock acompanha todos os movimentos do mouse dentro do site e ainda é capaz de dizer quanto tempo o usuário deixa o cursor sobre uma foto antes de comprá-la.