Pesquisadores criaram um arquivo para coletar tudo o que o CEO do Facebook disse publicamente. O objetivo é compreender melhor como a empresa trabalha com o assunto privacidade.

Os arquivos Zuckerberg estão sendo armazenados pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee. No Zuckerberg Files é possível acessar mais de 100 transcrições de textos completos e ainda cerca de 50 arquivos de vídeo com declarações públicas de Mark Zuckerberg. Todo o conteúdo pode ser baixado para análise.

No local é possível encontrar os posts de autoria de Zuckerberg, apresentações em empresas, entrevistas impressas e em vídeo de desde 2004.

Apesar de ainda estarem no início, os desenvolvedores do projeto possuem grandes objetivos com o arquivo. A principal delas é investigar como Zuckerberg lida com a questão privacidade dos usuários. Do mesmo modo, serão analisadas de que forma as suas declarações mudaram no decorrer dos anos e o real pensamento da companhia.

Michael Zimmer, o administrador principal do Arquivo, salienta que mesmo que as declarações do CEO do Facebook sejam públicas, é possível perceber algumas mudanças quando elas são analisadas em um todo, principalmente no que diz respeito à privacidade e compartilhamento.

O Arquivo pode dar "um sentido melhor da perspectiva do executivo" e sobre a perspectiva da empresa também, disse. Conforme ainda Zimmer, o Facebook não costuma usar a palavra privacidade com muita frequência, mas sim termos como controle de usuário ou abertura.

Os dados bibliográficos do serviço e os metadados podem ser acessados por qualquer pessoa, porém o acesso às transcrições de textos completos e de arquivos de vídeos pode ser visto apenas por estudiosos que fazem pesquisa em uma área relevante.

Zimmer não pretende infringir os direitos autorais de artigos feitos por terceiros.