O Facebook, ao que indica, está negociando a compra da BlackBerry. De acordo com o The Wall Street Journal, executivos da BlackBerry viajaram para a Califórnia, nos EUA, para se encontrar com os executivos do Facebook na última semana.

Nenhuma das companhias confirmou a negociação, porém, o encontro só reforça a ideia de que o Facebook deverá lançar o seu próprio smartphone. Nos últimos anos a empresa tem investido muito em mobilidade, sendo que quase a metade das vendas relacionadas a publicidade dentro do serviço foi em dispositivos móveis.

Com a aquisição da BlackBerry o Facebook poderia oferecer aos seus consumidores um produto exclusivo, sem a necessidade de ajuda de outras companhias para distribuir seus smartphones e tablets.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sempre negou qualquer plano sobre o lançamento de uma smartphone.  Em alguns momentos o executivo citou que uma aquisição deste tipo seria uma atitude errônea por parte da companhia.

Atualmente o valor de mercado da BlackBerry é de aproximadamente 2,6 bilhões de dólares e a empresa canadense não acumula dívidas.  Caso a compra fosse concretiza pelo Facebook, a rede social seria beneficiada com as patentes da BlackBerry, que valem mais de 2 bilhões de dólares, dizem os analistas.

No ano de 2007 a empresa canadense chegou a valer mais de 100 bilhões de dólares. A BlackBerry foi criada em 1998 e era considerada a principal fabricante de celulares no mundo.