O Flickr, site muito conhecido e utilizado para compartilhamento de fotos e vídeos de forma prática e rápida, possibilitando interação com o mundo todo através da rede. No entanto, apesar de termos vários serviços deste mesmo formato, o Flickr se disseminou tornando-se popular devido a esta sua facilidade e rapidez, e por não tentar atrair o usuário para compra de outros serviços ou produtos relacionados.

O que é Flickr

Caracterizado como uma rede social, este site de hospedagem permite partilhar imagens e vídeos, além de dispor de novas maneiras de organizá-los. Com interação mundial entre os usuários, este tem sido uma das melhores opções para a realização deste fim. Foi comprado em 2005 pela Yahoo! Inc, fato este responsável pelo seu crescimento a partir de então. Hoje, o Flickr está com uma nova versão, mais atualizada e moderna, permitindo aos usuários novas ferramentas e praticidades em suas ações.

Um dos pontos forte e de grande importância apontado pelas pessoas é a atmosfera de comunidade, parecida com a dos blogs, que esta rede social possui. Caso queira dar "apenas uma olhadinha", poderás visitar e navegar pelos álbuns públicos, sem ter a necessidade de realizar o cadastro, a não ser que o proprietário do álbum restrinja a visualização do mesmo.

No que se refere ao seu acesso, você pode, além de criar uma nova conta, logar através da sua conta do Yahoo!, Facebook ou Google, podendo compartilhar os arquivos nas redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest, etc. Outra possibilidade é a de participação em grupos de discussão - você pode assim fazer buscas no interior destes grupos, ou circular de uma foto à outra. O Flickr afixa em permanência a quais grupos pertencem uma imagem, bem como quais tags são a ela associados.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

Uma de suas particularidades mais interessantes é o Explore, uma página onde todos os dias, as 500 fotos julgadas mais interessantes aparecem. As mesmas são escolhidas através de algoritmos que medem o interestingness, isto é, o nível de interesse que todas as fotos têm. Uma foto é considerada interessante por uma série de fatores, mas o principal deles é o tempo que ela demora a receber comentários, favoritos e visualizações. Ou seja, quanto mais rápida sua foto for visualizada, comentada e favoritada, mais chances você tem de entrar no Explore.

Criando um álbum de fotos

Com a nova aparência do Flickr, lançada em 20 de maio deste ano, e com um layout totalmente inovado, o site contou com uma super novidade que chamou a atenção de seus usuários do módulo free: 1 Terabyte totalmente grátis. Na página inicial do site, você pode fazer simulações referentes à quantidade de fotos que poderás adicionar a sua rede social com esta memória disponibilizada.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

Apesar de todas esta melhorias é possível, além de sua versão móvel para smartphones (com a atualização do aplicativo no Android e em algumas versões do iOS), tanto compartilhar como visualizar as imagens em alta definição, exibindo-as de forma original. No que tange aos vídeos, outra grande novidade é a capacidade de upload de vídeos em alta definição (até 1080p) de até três minutos. No entanto, apesar da qualidade oferecida, o YouTube continua sendo a melhor opção disponível para quem pretende subir muitos vídeos.

A criação de um álbum de fotos no Flickr, em sua nova versão, pode ser realizado através do seguinte passo a passo, de forma prática:

: Após efetuado o cadastro, clique em Upload, localizado na barra superior do site.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Na página seguinte selecione Escolher fotos e vídeos e encontre as fotos no seu computador, adicionando-as.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Adicionadas as imagens, você será direcionado para a página de carregamento destas, onde terás diversas opções como: girar a imagem, remover, adicionar outras, modificar seu tamanho, além de adicionar diversos detalhes, entre eles, descrição, pessoas, grupos e restrições de visualização.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

Na opção Adicionar aos álbuns, é possível enviar as imagens à um álbum existente ou realizar a criação de um novo. E, para criação deste novo, clique em Criar um novo álbum, onde deverás dar um nome e uma descrição para o mesmo, e após concluir a criação.

Como criar um álbum de fotos no Flickr
Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Criado o álbum, perceba que somente a primeira imagem, a que estava sendo editada, está dentro do novo álbum e, para adicionar as demais ao mesmo, bastar clicá-las e realizar o mesmo procedimento, só que ao invés de criar um novo, clique no álbum já existente e conclua.

Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Adicionadas as fotos desejas e feita as edições necessárias, clique em Upload de 3 fotos, localizado no canto superior direito da tela, e confirme as alterações na janela que seguirá.

Como criar um álbum de fotos no Flickr
Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Feito isso, irá ser direcionado á sua página pessoal da rede social, onde suas fotos estarão postadas; vá ao item Álbuns e verás que o que acabou de criar estará lá, junto com a opção de criar um novo.

Como criar um álbum de fotos no Flickr
Como criar um álbum de fotos no Flickr

: Caso queira realizar algumas edições nas imagens do álbum, ou algo assim, clique no mesmo e vá em Editar; irá abrir uma janela onde poderás fazer todas as alterações possíveis.

Como criar um álbum de fotos no Flickr
Como criar um álbum de fotos no Flickr

Enfim, o Flickr é realmente a melhor opção para quem tem maior foco nas fotografias, mas quer adicionar um pequeno vídeo de vez em quando, pois dispõe de diversas ferramentas de edição e compartilhamento destes arquivos. E ainda, pelo que podemos perceber, as mudanças não param por aí!