Nesta segunda-feira (14), o governo divulgou uma lista com 262 cidades selecionadas para integrar ao Programa Cidades Digitais. Com o projeto, mais de seis milhões de habitantes serão beneficiados.

O Cidades Digitais fará a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo para poder gerenciar os setores financeiro, tributário, da saúde e também da educação. O programa também prevê a criação de pontos públicos de aceso à internet em locais públicos, como praças, parques e rodoviárias, e tudo de forma gratuita.

Vai conectar todas as unidades, órgãos, escolas, postos de saúde a uma rede de fibra ótica. A conexão ajuda não só a administração da cidade, mas possibilitará que o cidadão tenha informação, governo eletrônico e atendimento à Lei de Acesso à Informação", disse o ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

Para garantir a segurança entre os usuários, o ministro das Comunicações,  disse que o Programa irá contar com um esquema especial. "Ele terá criptografia, e, como os e-mails internos do governo vão trafegar em uma rede só nossa, isso será uma segurança adicional", disse, após anunciar municípios selecionados pelo Cidades Digitais.

A lista completa dos municípios contemplados com o Programa foi divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.