A Maçã é atualmente a marca mais influente do mundo. Conforme a consultoria Interbrand, desde o ano 2000, a Coca-Cola ocupava a primeira colocação no ranking sobre as "melhores marcas do mundo".

A consultoria leva em consideração o valor de mercado da marca. Assim, a fabricante do iPhone, vale atualmente 98,3 bilhões de dólares. Conforme a Interbrand, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

Em segundo lugar aparece outro nome ligado à tecnologia, ou seja, o Google, com valor de mercado de 93,2 bilhões de dólares. A Coca-Cola, que há anos ocupava o primeiro lugar, aparece agora na terceira colocação, valendo 79,2 bilhões de dólares.

"De vez em quando uma empresa muda as nossas vidas, não só com os seus produtos, mas com seu espírito", declarou Jez Frampton, CEO da Interbrand, em um comunicado para explicar a ascensão da Apple.

"Para manter a sua posição como número um no próximo ano, a Apple terá que parar sua rival Samsung", disse ainda o executivo.

Vale notar que entre as dez primeiras marcas mais influentes do mundo, seis são ligadas à tecnologia.

Porém, a lista também revela companhias em declínio, como é o caso da BlackBerry, que não aparece mais no Top-100. A Nokia também despencou no ranking, da 13ª foi para a 57ª em apenas dois anos.

O Facebook, ao contrário, é a marca que mais subiu no ranking, ou seja, com aumento de 43%. Atualmente, a rede social ocupa a 52ª posição.

Confira:

Marca

Classificação
em 2013

Classificação
em 2012

Setor

Valor de marca (em bilhões de US$)

Variação  de valor de marca

Apple

Tecnologia

98,316

28%

Google

Tecnologia

93,291

34%

Coca-Cola

Bebidas

79,213

2%

IBM

Tecnologia

78,808

4%

Microsoft

Tecnologia

59,546

3%

GE

Diversificado

46,947

7%

McDonald’s

Restaurantes

41,992

5%

Samsung

Tecnologia

39,610

20%

Intel

Tecnologia

37,257

-5%

Toyota

10º

10º

Automotivo

35,346

17%

 

Fonte: Interbrand