A criação de infográficos não será uma tarefa muito simples se você não tiver um mínimo de conhecimento sobre o assunto. Vista por muitos como uma tarefa que demanda muito tempo para que possa ser criada e analisada. Porém, hoje está sendo, cada vez mais, facilitada e disponível a todos. Um exemplo disto é os sites que oferecem templates para criar os mais variados tipos de infográficos.

Um infográfico, nada mais é, que a transformação de dados em espécies de gráficos, imagens com informações, com o objetivo de propor um melhor entendimento e transparência por parte de quem irá ter acesso a estas informações. Este é muito usado por jornalistas, ou até acadêmicos, para transpor informações e dados obtidos através de pesquisas e estudos.

Os infográficos estão revolucionando o nosso modo de ver os gráficos, tabelas e dados, pois trás as informações de maneira mais clara e mais condensada, tornando uma ótima ferramenta tanto para quem cria estas informações, quanto para quem às divulga.

Temos, hoje, a nossa disponibilidade, uma série de programas e/ou sites que nos proporcionam realizar esta tarefa. Porém, o uso de programas não é tão confiável quanto os sites de edição online, dizem os especialistas.

Infelizmente, uma grande parte destes sites são pagos e em inglês mas, mesmo assim, contamos com uma boa variedade gratuitos. A seguir, veja uma lista contendo os 5 site para criação de infográficos mais usados:

Piktochart

Conta com seis temas de edição gratuitos (o restante pago). Possui, em sua junta de ferramentas, uma grande quantidade de modelos pré-definidos, ou seja, quanto mais pagar, maior o número de opções disponibilizadas. Um diferencial, também, é que nela é possível inserir o logo de sua empresa. O processo de montagem dos infográficos é muito simples: você tem o template (modelo), altera os dados do mesmo usando os que irá utilizar e está pronta sua imagem.

5 sites para criar infográficos

Visify

Se você está sempre sintonizado em redes sociais com Twitter, Facebook, Instagram e Linkedln, esta ferramenta foi feita para você. No Visify você faz login através de seu Twitter e ele gera automaticamente um infográfico com as principais palavras que você disse durante o ano anterior. Ao clicar no dias, tem acesso aos tweets que foram feitos e aos retweets que recebeu, entre outras coisas.

5 sites para criar infográficos

Easel.ly

Possui uma listagem com 15 temas disponíveis, sendo possível modificar as sugestões dos infográficos de acordo com a sua necessidade, fazendo o upload de suas imagens e também do logo tipo de sua empresa. Seu diferencial consiste na possibilidade de mudança dos templates desde o texto, objetos inseridos, até o plano de fundo, proporcionando um leque maior de variedades de criação.

5 sites para criar infográficos

Infogr.am

Trata-se de uma ferramenta gratuita, uma das mais simples, aconselhada, principalmente, para quem quer mais praticidade e menos perca de tempo. Esta, conta tanto com infográficos, quanto gráficos tradicionais, como os de pizza e barra. Possibilita o carregamento de fotos, tanto como mudar seu tamanho. Conta, também, com um editor de tabelas completo, como se fosse o Excel, permitindo customizar por completo seus dados.

5 sites para criar infográficos

Visual.ly

Ferramenta gratuita, com total interação com as redes sociais, além das utilidades tradicionais. Seu grande diferencial está na grande diversão no que tange a criação de infográficos baseados no seu comportamento no Twitter ou Facebook. Basta conectar-se utilizandos os dados destas redes socais e criar infográficos sobre você ou sobre as páginas que você administra, podendo criar diagramas de Venn divertidos, disputas na conta no Twitter, imagens que analisam hashtags, e alguns outros.

5 sites para criar infográficos

Enfim, concluimos que a criação destes infográficos pode ser algo simples e divertido, e que possibilitará uma melhor organização de suas informações e dados.Além dessas e de outras vantagens trazidas por estas ferramentas, devemos sempre estar atualizados com o que está sendo usado no mundo das comunicações, ainda mais se você trabalha ou desenvolve alguma tarefa nesta área.