Você sabia que o Brasil é o segundo colocado no mundo em acessos diários na maior rede social do mundo? Sim, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos neste quesito, já em números totais de usuários o nosso país fica em terceiro lugar, perdendo para a Índia e o próprio Estados Unidos. Essa informação foi repassada pelo diretor-geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão, nesta última quarta-feira, 11 de setembro.

Onde ainda Tristão disse que: "A gente possui 47 milhões de brasileiros que acessam a plataforma todos os dias, sendo que isso nos coloca na segunda posição, onde perdemos apenas para os Estados Unidos, país de origem do Facebook". "Vale ainda salientar que o Brasil possui cerca de 76 milhões de usuários na rede social, ficando abaixo da Índia e EUA; dada a relevância do nosso país, cada vez mais gente olha para esse mercado dentro de uma estratégia global e vê que tipos de produtos e serviços que nós podemos promover nos mercados como o Brasil ou em mercados em que o país lidera uma discussão global de uma estratégia de desenvolvimento de produtos".

Toda essa discussão se resumiu em uma reunião que ocorreu com jornalistas na segunda-feira, 09 de setembro, onde foram expostos alguns pilares da rede no Brasil para o próximo ano. Segundo Tristão, 40% dos usuários da rede acessam o Facebook enquanto assistem TV e 44 milhões acessam o site de algum dispositivo móvel como smartphones ou tablets.

Durante esse encontro com a mídia, o Facebook apresentou uma aplicação dos temas que são mais discutidos na rede, uma espécie de Trending Topics do Twitter; tal ferramenta terá uma capacidade maior de segmentação do público que participa das interações.

Ainda neste encontro, Leonardo Tristão contou que durante o último capítulo da novela "Avenida Brasil", da rede Globo, a rede social monitorou o tema das conversas dos usuários bloco a bloco, onde dos dez temas mais comentados na rede, todos eles falavam da novela, tanto que para Tristão, essa nova ferramenta será uma das pautas para 2014; outras pautas também serão discutidas, bem como a criação de novos talentos em casa, sendo que a equipe do Facebook possui 65 pessoas e 20 posições abertas para 2013, onde o diretor-geral da rede social disse que em breve será lançado um novo programa de desenvolvimento de talentos para suportar novos negócios.

Contudo, o Facebook que demonstrar que pode sim ser usada como uma ferramenta para a concretização de negócios.