Consumidor perde ao comprar iPhone 5C, dizem analistas

Analistas acreditam que Apple não acertou ao lançar o seu iPhone 5C, o aparelho de baixo custo.

Por | @RafaelaPozzebon Negócios

Ontem, terça-feira (10), a Apple lançou dois novos modelos de smartphones, o iPhone 5S, topo de linha da companhia, e o iPhone 5C, o aparelho mais barato, de plástico e colorido. Muitos consumidores ficaram entusiasmados com a ideia de adquirir um iPhone da Maçã por um valor mais acessível, já que os aparelhos convencionais da companhia costumam desagradar o bolso de muita gente.

Porém, especialistas garantem que o aparelho não é barato. O iPhone 5C custa US$ 549 (R$ 1.250), sem adesão de companhia e desbloqueado na versão de 16 GB. Já na de 32 GB, o aparelho sai por US$ 649 (R$ 1.580). Levando em consideração que o aparelho é basicamente um iPhone 5 com capa plástica, o produto não recompensa.

As configurações do aparelho são semelhantes ao iPhone, apenas com upgrade em BlueTooth, WiFi e outros.

O iPhone 5S, que conta com estrutura metálica e acabamento bem mais sofisticado, sai pelo valor de R$ 1.480, na versão de 16 GB. Além disso, o iPhone 5 pesa apenas 112 gramas, enquanto o 5C, de plástico, pesa 132 gramas.

Com isso, o iPhone 5C não tende  a ser escolhido pelos consumidores de mercados emergentes, já que o Android, com aparelhos mais acessíveis de valor, estão dominando cada vez mais.

"Em vez de oferecer preços atraentes para os consumidores, movendo o iPhone 5C para um segmento novo e de preços crescentes, a Apple manteve uma estratégia de preços premium, direcionando o alvo para smartphones entre US$ 400 e US$ 800", afirma Kulbinder Garcha, analista do Credit Suisse, em relatório.

"Esse segmento não tem previsão de um crescimento significativo a longo prazo. Esta decisão, na margem, é boa para a rentabilidade, mas não para o crescimento", completou.

 Por fim, analistas acreditam que a Apple não acertou com o seu novo aparelho de baixo custo, já que, o seu valor é ilusório.

"Nossa preocupação é que a incapacidade/relutância da Apple em lançar uma oferta de baixo custo para os mercados emergentes quase garante que a empresa vá continuar perdendo participação de mercado em smartphones", disseram os analistas da Sanford C. Bernstein, em relatório.

Mais sobre: iPhone 5C, Apple, lançamento
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.