De acordo com o jornal Folha de São Paulo e a revista alemã Der Spiegel, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos - NSA, obtiveram acesso a dados de usuários de smartphones equipados com os sistemas operacionais Android, BlackBerry e iOS.

Na matéria da revista alemã, ela conta que a NSA possui equipes dedicadas apenas a decifrar medidas de proteção aos dispositivos móveis, que conseguem invadir dados deste smartphones, bem com seus contatos, registros de chamadas, tráfego de mensagens, notas e até mesmo sua localização, tirando assim vantagem, pois muitos nunca imaginaram que poderiam ser espionados, pois confiam no serviço.

Conforme a publicação, os documentos não mostram se a agência está realizando uma operação de inteligência massiva aos usuários, mas as provas indicam que sim, pois são técnicas usadas para monitorar indivíduos específicos.

Sendo assim, quantas informações mais a respeito da espionagem norte-americana iremos ficar sabendo? O que eles na verdade querem com todas essas informações? E os governos atingidos por essa medida do governo norte-americano, o que vão fazer? O meu, o seu celular está sendo espionado? Nossas redes sociais estão sendo vigiadas? Até quando iremos aceitar esse poder abusivo do governo dos Estados Unidos? Essas são algumas perguntas que ficam no ar.