De acordo com dados divulgados pela IDC, o mercado de smartphones no Brasil está em uma excelente fase. A empresa de pesquisa afirmou que somente no segundo trimestre de 2013 foram comercializados 8,3 milhões de aparelhos no país.

O número exposto pela IDC representa um acréscimo de 110% se comparado ao mesmo período do ano anterior.  Conforme ainda a empresa, a venda de smartphones superou a de features phones, ou seja, os parelhos mais simples. Mesmo assim, a comercialização de aparelhos celulares ainda é alta no país, somando 35% das vendas.

"Este impressionante crescimento dos smartphones se deu por vários movimentos distintos e complementares, como por exemplo, a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço por parte dos fabricantes, o aumento  das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo", comenta Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil.

Do total das vendas de smartphones no Brasil, 90% dos aparelhos são equipados com o sistema operacional do Google, o Android. Outros sistemas operacionais, como iOS, da Apple, e o Windows Phone, da Microsoft, acabaram ficando para trás.

Conforme a IDC, o aumento da procura por smartphones em terras tupiniquins deve-se muito a queda dos preços.  O valor médio dos smartphones, que estava em torno de US$ 316 no primeiro trimestre, caiu para US$ 240, o que acaba justificando a aceleração nas vendas.