A Apple abriu ontem, sexta-feira, 23 de agosto, a versão beta do iWork e assim está iniciando um período de testes, onde irá buscar um melhor aprimoramento a seu serviço antes de apresentar ao público sua versão final. Na primeira etapa, somente desenvolvedores tinham acesso ao serviço, mas agora, todos os usuários com uma Apple ID poderão testar o iWork antes de seu lançamento oficial.

Mais uma vez a Apple entra no mercado para competir com o Google e com a Microsoft, agora no campo de aplicativos em nuvem. O iWork combina o melhor dos dois mundos, o real e o virtual, tudo em um só pacote.

Com essa nova estratégia, a Apple poderá também competir em empresas, onde os empregados utilizam uma combinação de aparelhos, bem como tablets, notebooks e PCs. O novo serviço da Apple roda em vários navegadores, como o Chrome 27.0.1 ou superior, Internet Explorer 9.0.8 ou superior e Safari 6.0.3 ou superior, tanto para Mac quanto para Windows.

No iWork, o usuário poderá criar documentos via web e esses mesmos estarão sincronizados automaticamente em outros dispositivos Apple, o que ainda não se tem certeza é se a nova suíte de aplicativos será gratuita no modo online, mas a versão beta está sim disponível gratuitamente para qualquer usuário que tenha sua Apple ID.