Gigantes da tecnologia, como Google, Microsoft e Facebook, apoiam o Marco Civil da Internet, que tramita no Congresso Nacional.  Representantes do Google e Facebook, no entanto, mostraram preocupação com a possibilidade de haver obrigação de instalar suas centrais de tráfegos de dados no Brasil, caso seja inserido no texto. A Microsoft afirma já ter instalado uma central no país.

Marcel Leonardi, diretor de Políticas Públicas do Google, informou que apoia o Marco Civil como está atualmente, sem a inclusão de obrigatoriedade na instalação de data centers em território brasileiro.

Bruno Magrini, gerente de Relações Governamentais do Brasil Facebook, por sua vez, destacou que o Marco Civil foi "construído por meio de um processo democrático"  e que, a sua companhia sempre foi favorável ao projeto.

"Temos preocupações com as [possíveis] mudanças, como exigir a manutenção de dados no Brasil. [Fazer isso] é desafio enorme e extremamente técnico, que degradará o serviço de internet porque dificultará a circulação [de dados]. Essa exigência acarretaria  enormes custos e ineficiências nos negócios online no país, pois causará impacto em pequenas e novas empresas de tecnologia que queiram prestar serviços a brasileiros", disse o gerente do Facebook.

O diretor-geral Jurídico e de Relações Institucionais da Microsoft Brasil, Alexandre Esper, acredita que o Marco Civil da Internet "colocará o Brasil entre as legislações mais modernas do mundo". Esper citou que a companhia já conta com data center no país. "No nosso caso, a localização dos dados é irrelevante", afirmou.

Os três representantes das companhias citadas reuniram-se hoje em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado para discutir as denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos.