O Google, através de seu Doodle, está homenageando Erwin Schrödinger, vencedor do prêmio Nobel de Física, nesta segunda-feira (12) pelos seus 126 anos, se estivesse vivo. As imagens expostas pelo Google fazem alusão as suas duas principais participações na física, ou seja, a Equação de Schrödinger e o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger.

Schrödinger nasceu no dia 12 de agosto de 1887, na Áustria, e foi responsável por grandes contribuições à Mecânica Quântica. O Prêmio Nobel de Física em 1933, foi ganho em decorrência da Equação de Schrödinger, que descreve a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico, sendo também chamada de "a segunda Lei de Newton" da Mecânica Quântica.

Outro famoso experimento, o Gato de Schrödinger, é um teste mental em que um gato é colocado em uma caixa lacrada com um frasco de veneno e um contador Geiger que detecta radiação. O animal então, ligado a um martelo que, caso acionado pelo contador Geiger, quebra o vidro e mata o felino.

O Pai da Física, como ficou sendo conhecido após suas inúmeras pesquisas e obras, atuou também como professor em várias universidades.

Erwin Schrödinger faleceu aos 73 anos, no ano de 1961, vítima da tuberculose.