A International Business Machines, IBM, revelou que está produzindo um computador capaz de raciocinar igualmente a um ser humano. Para ser capaz desta proeza, os cientistas da empresa apresentaram um modelo de programação ad hoc para chip em silício.

O projeto da IBM visa suportar a nova geração de aplicativos que são capazes de refletir as funções do cérebro humano. Os cientistas já conseguiram simular o trabalho de 530.000.000.000 de neurônios no ano passado, com o segundo supercomputador mais veloz do mundo.  No entanto, a IBM anunciou mais um passo importante de seu desenvolvimento, ou seja, chips de silício que podem chegar perto do funcionamento no cérebro humano. 

"Como complemento aos computadores de hoje, isso vai trazer uma nova capacidade tecnológica em termos de programação e aplicação de sistemas de aprendizagem emergentes", diz Dharmendra Modha, pesquisador da IBM.

Modha explica que a empresa desenvolveu um sistema de processamento massivo, assim, funciona como um simulador de software altamente escalável com uma arquitetura cognitiva. Com isso, foi criado uma "unidade de processamento de informação de computação-neural" que "suporta uma ampla gama de pulsos neurais determinísticos e estocásticos", além de ser capaz de interpretar códigos e comportamentos.

A IBM cita que através deste sistema, será possível lembrar, sentir e até agir de acordo com uma série de "espaço-temporais e estímulos ambientais, multimodais". 

A IBM, no decorrer do tempo, pretende construir um sistema de chips de computador contendo 10 bilhões de neurônios que possam ser capazes de suportar uma centena de trilhões de sinapses. Isso tudo sem utilizar mais do que 1 quilowatt de energia.