A Microsoft lançou nesta semana, uma nova ferramenta na web que permite a criação de novas aplicações para a sua plataforma móvel, denominado de Windows Phone App Studio. A partir de agora os desenvolvedores poderão criar novos aplicativos diretamente da ferramenta baseada na web e assim já aplicá-las, ou seja, registrar e desbloquear um aparelho para carreá-los e testá-los gratuitamente.

O aplicativo é muito parecido aos sites que criavam outros sites nos anos 90, onde de acordo com a Microsoft, o novo app foi desenvolvido para ajudar qualquer usuário a trazer novas ideias à loja Windows Phone, mas vale salientar que as aplicações não serão listadas automaticamente na loja, os desenvolvedores deverão antes de tudo, pagar uma taxa anual do Dev Center para liberar a publicação de seus produtos.

Além desta nova ferramenta, a Microsoft também está atualizando o seu centro de desenvolvedores para assim incluir um chat em tempo real, onde o mesmo irá permitir que os desenvolvedores consigam entrar em contato com representantes do suporte da empresa.

Desta maneira conseguimos ver o claro esforço por parte da empresa em reunir cada vez mais desenvolvedores para criar aplicações para a sua plataforma móvel, mas a dúvida fica em relação à qualidade destes aplicativos; sabemos também, que muitas empresas se utilizam de serviços de terceiros e que muitos são de ótima qualidade e assim se os mesmos não forem de agrado com a empresa, com certeza não serão necessariamente lançados na Windows Phone.

Quem realmente está agradecendo esse novo esforço da Microsoft em tornar sua plataforma popular, com certeza é a Nokia.