Operadoras terão que se adequar a mais uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em breve. O órgão pretende exigir que as operadoras criem um sistema de cancelamento automático dos contratos através da web.

Com isso, os clientes não precisariam mais recorrer a um call center para realizar o cancelamento de algum plano. O objetivo é facilitar a vida dos usuários, já que atualmente é preciso passar por vários setores e gastar muitos minutos com um atendente para cancelar um contrato.

João Rezende, presidente da Anatel, em entrevista ao Estado de S. Paulo, disse que o órgão deverá aprovar um novo regulamento de cobrança e atendimento em até 29 dias. Assim, o cancelamento de linhas poderá ser feito totalmente online.

"Vamos estudar isso juridicamente, mas esse é o grande ponto sobre o qual vamos trabalhar. Uma das nossas principais preocupações é o fato de que, às vezes, a rescisão dos contratos demora muito. Então, vamos tentar fazer isso de forma automática no próprio sistema", afirmou Rezende.