Nesta segunda-feira (15), o pintor holandês Rembrandt van Rijin estaria completando 407 anos. Para celebrar a data de seu nascimento, o Google está prestando homenagem a esse gênio da pintura através de seu Doodle.

Rembrandt nasceu no ano de 1606 em Leida, na Holanda, e possui muitas obras conhecidas, como: Jacó abençoa os filhos de José, Ronda Noturna e o O retorno do filho pródigo.

O artista barroco desenvolveu sua pintura dividido em três temas: sacro, retratos em grupo e autorretrato. Na primeira fase da sua pintura, Rembrandt apresenta contrastes marcantes, com cores fortes e demonstrando bastante drama nas cenas ilustradas nas obras com temas bíblicos e mitológicos.

A segunda fase foi marcada por personagens mais introspectivos e pensativos. A pintura ganhou mais suavidade. Nas obras desta fase os tons de dourado se sobressaiam e a luz nas pinturas trazia o plano espiritual, contendo sempre a alma dos humanos.


Lição de Anatomia do Dr. Tulp

Rembrandt, ao longo de sua carreira, deve ter produzido 300 pinturas, mais de 300 gravuras e ainda cerca de 100 autorretratos. O artista faleceu no ano de 1669, aos 63 anos, sozinho em sua casa em Amsterdã.