A empresa sul-coreana Samsung em um estudo global sobre internet conseguiu atingir a liderança deste segmento em telefones móveis. Segundo dados da consultoria StatCounter, a Samsung conseguiu ultrapassar as líderes mundiais no uso da web móvel, Apple e Nokia, tornando-se assim a companhia destaque no mês de junho.

Vale lembrar que há um ano a Nokia liderava em termos de usabilidade da internet, mas de acordo com os resultados da nova pesquisa, a Samsung passou a liderança com 25,47% das visualizações de páginas, seguido de perto pela Apple com 25,09% e a finlandesa Nokia passou para a terceira posição com 22% do mercado neste segmento.

O grande responsável pela liderança atingida pela empresa sul-coreana é o Google ou mais propriamente dito, o seu sistema operacional Android, que equipa os aparelhos da Samsung e que roda na maior parte dos smartphones vendidos globalmente.

Já em relação aos navegadores móveis, a pesquisa apontou que o browser próprio do Android possui a liderança com 29,1% do uso mundial, seguido pelo browser da Apple, o Safari com 25%; o Chrome para Android, que roda a partir das versões 4.0 ou superior do sistema, ganhou destaque com 3,2% do tráfego.