Morreu nesta terça-feira, 02 de julho, o pai do rato ou o pai do mouse. Aos 88 anos de idade, Douglas Engelbart, inventor do mouse de computador nos deixou, anunciou o Instituto Tecnológico que leva seu nome.

Nascido nos Estados Unidos, no estado de Oregon, Engelbart quando adulto foi morar na cidade Atherton, no Vale do Silício, aonde veio a falecer, mas antes disso, na mesma cidade, ele se tornou pesquisador do Stanford Research Institute; seu trabalho contribui para os fundamentos da informática moderna, sendo levadas a vídeos, teleconferências e até mesmo a textos de informática, mas ele sempre foi reconhecido com o criador do "mouse".

O seu primeiro mouse de computador criado foi uma caixa de madeira com duas rodinhas de metal, patenteando a ideia em 1967, mas obtida somente em 1970. Em um remoto dia, mais precisamente no dia 09 de setembro de 1968, diante de uma enorme platéia em San Francisco, Engelbart realizou a sua primeira apresentação em videoconferência usando a sua nova ideia (leia-se "mouse"), sendo que o tal evento foi um sucesso.

O sucesso de sua invenção foi tão grande, que Atherton, empresa onde o inventor trabalhava, produziu 21 patentes e em 2000, ele veio a receber a Medalha Nacional de Tecnologia, sendo esta a maior distinção do setor.


Imagem do primeiro mouse