De acordo com a pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Domicílios, divulgada hoje (20), na capital paulista, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), 40% das casas no Brasil em 2012 possuem acesso à internet.

O percentual, em 2011, era de 36%. A região que registrou um maior aumento, se comparado ao ano anterior, é o Nordeste, sendo que passou de 21% para 27% das residências. O Sudeste é a região do país que possui  maior concentração de acessos, com 48%. O Sul aparece em segundo lugar, atingindo 47%; o Centro-Oeste com 39% e o Norte, com menor percentual, com 21%.

Mesmo com o aumento de acesso à internet no país, a diferença de percentual de uso da rede no interior para áreas urbanas continua grande. As áreas urbanas registram 44% das residências com acesso à internet, na zona rural é de apenas 10%.

A maioria das pessoas que nunca acessaram à internet está concentrada na zona rural, com 77%. Mesmo assim, pela primeira vez que iniciou a pesquisa, em 2005, o número de brasileiros  com 10 anos ou mais que usam a internet (49%) é maior dos que nunca utilizaram (45%).

Dentre os entrevistados, a grande maioria acessa a internet em sua própria casa, atingindo 74%. A escolha de Lan Houses ficou em 19%, sendo que caiu 8 pontos desde 2011, quando foi registrado 27%.

O levantamento foi realizado em 17 mil residências em todo o Brasil.