De acordo com o jornal The Guardian, o governo dos Estados Unidos criou uma ferramenta que armazena e analisa todas as informações que são coletadas pela inteligência americana em redes de computadores e também na rede telefônica.

A ferramenta, que foi desenvolvida através da NSA ( Agência Espacial Americana), também possui acesso a dados de grande companhias da internet, como o Google, Apple e Facebook. A Agência também teria acesso aos dados de ligações telefônicas de milhões de americanos através de um sistema chamado PRISM.

Conforme o jornal e também o governo, os conteúdos das mensagens não são espionados, mas sim as informações como quem ligou ou mesmo enviou um e-mail para alguém.

O Boundless Informant (ou Informante Sem Limites), como foi nomeado, é uma ferramenta secreta que fica responsável por compilar todos os dados. "A ferramenta permite que usuários escolham um país no mapa, vejam a quantidade de informações sobre ele e selecionem detalhes sobre as coleções de informações sobre este país", diz um documento obtido pelo jornal.

Com tal ferramenta é possível identificar o tamanho da espionagem americana, como também a quem está direcionada. Assim, somente no mês de março, o Boundless Informant coletou 97 bilhões de informações em redes de computadores do mundo todo.