De acordo com o presidente da Telefónica Latinoamérica, Santiago Valbuena, o Brasil deverá continuar líder no faturamento global da operadora de telefonia. "Esse crescimento não é apenas uma questão de mérito, mas de tendência", afirmou o presidente, após participar de entrevista a jornalistas durante o evento Financial Times-Telefónica Millennials nesta quinta-feira (6).

De acordo ainda com Valbuena, o Brasil lidera a receita das operações da companhia no mundo em virtude do seu grande crescimento se comparado a outros países e também pelo fato da Espanha estar em recessão. Vale lembrar que até o ano passado, a matriz da companhia liderava o posto.

No primeiro trimestre do ano, o faturamento da empresa no Brasil somou 3,263 bilhões de euros, ou seja, 23,07% da receita global. A Espanha, por sua vez, atingiu 3,260 bilhões de euros, representando 23,05%.

Em razão do alto crescimento do mercado no país, a Telefônica acabou transferindo a sede de operações da região da América Latina para o Brasil. Valbuena disse que um grupo de 200 pessoas ficará responsável por comandar as operações de São Paulo. Com isso, 80 funcionários foram deslocados de Madri para o Brasil.